Translate this Page







Partilhe esta Página

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Forma De Cultivo
Forma De Cultivo

Recursos naturais o melhor caminho para nos tornar mais saudáveis.

Cultivo de Plantas Medicinais

 

Incorporar plantas medicinais à decoração de seu jardim, quintal ou em pequenos vasos dentro da sua casa permite aliar a beleza do verde a uma vida mais saudável. Veja como é fácil cultivar as plantas medicinais até mesmo em espaços menores e comece hoje mesmo sua hortinha em casa.

O local adequado para cultivar plantas medicinais

Cultivar plantas medicinais

Para quem pretende cultivar as plantas dentro de casa o melhor é escolher dentre os cômodos, aqueles nos quais a incidência de sol pela manhã seja abundante. Seja na área de serviço ou no parapeito de uma janela, as plantas se desenvolverão melhor se receberem luz na medida certa e estiverem protegidas do vento excessivo que poderia queimar-lhe as folhas.

Solo e adubação

O solo deve ser drenado, ou seja, precisa de bom escoamento da água para que as espécies cresçam saudáveis. Para prover os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas, faça um preparado misturando em partes iguais terra peneirada, areia peneirada e composto orgânico (pode ser húmus de minhoca, esterco de curral ou de aves, porém, o esterco de aves precisa estar bem curtido).

A adubação equilibrada é essencial para a saúde das plantas, portanto, reforce a cada seis meses acrescentando mais composto orgânico aos canteiros.

Plante em canteiros ou vasos

 canteiros

Se há espaço para criar um canteiro, siga as recomendações:

  • Um canteiro com um m2 de área é suficiente para plantar sua horta;
  • Os canteiros precisam ter no mínimo, 20 cm de profundidade;
  • Para começar o horto medicinal limpe bem a área retirando pedras, troncos, ervas daninhas e desfaça torrões de terra.
  • Jogue a mistura de terra, areia e composto orgânico sobre o canteiro e revire um pouco.
  • Abra sulcos rasos na terra (com um ou dois centímetros de profundidade) deixando um espaçamento de cinco a dez centímetros entre as linhas de plantio para permitir a circulação de ar e incidência solar.
  • Jogue as sementes e cubra-as com um pouco de terra.

Para plantar em vasos ou em sementeiras:

  1. Em vasos: forre o fundo do vaso com uma camada de cascalho grosso . Esse passo não é necessário para as sementeiras que já permitem um escoamento eficiente da água. 
  2. Depois, coloque nos vasos a mistura descrita acima (partes iguais de terra, areia e composto orgânico nos vasos).
  3. Tome cuidado para não compactar demasiadamente a mistura para que a água das regas possa escoar com facilidade.
  4. Jogue algumas sementes sobre a terra
  5. Se preferir, acrescente um pouco do cascalho grosso sobre o vaso para evitar sujeira na hora das regas.

Cuidados diários com as plantas medicinais

Depois de semeadas, as plantas precisarão de cuidados diários para que se desenvolvam adequadamente e fiquem vistosas no paisagismo. Para saber sobre regas, coleta e secagem.

 

 

Plantas medicinais cuidados no cultivo

Plantas medicinais cuidados no cultivo

 

As plantas medicinais necessitam de cuidados diários para que estejam sempre frescas e saudáveis e tenham preservadas suas propriedades medicinais.

Como regar sua horta

No início do cultivo, quando as sementes ainda não germinaram ou os brotos estão muito miúdos, é preciso regar com mais cuidado para evitar que a força da água revire o solo deixando as sementes desprotegidas.

O ideal é que as plantas sejam regadas uma vez ao dia: no início da manhã ou no final da tarde. O solo deve estar sempre úmido e não encharcado. Esteja atento, pois o excesso de umidade favorece o aparecimento de fungos e pragas nas plantas.

Realizando o desbaste

 Plantas medicinais

Quando um grande número de mudas brota, pode ser que elas se amontoem e prejudiquem a passagem de ventilação e iluminação às mudas de menor estatura.

Por isso é preciso realizar um desbaste que consiste em arrancar as plantas mais fracas, menos desenvolvidas, de maneira a abrir espaço para que todas possam se desenvolver adequadamente.

Coleta das plantas medicinais

O melhor horário para colher as ervas medicinais é pela manhã, quando o sol é mais suave e as plantas, frescas.

Brotos devem ser colhidos antes das floradas. Flores como a camomila devem ser colhidas antes da maturação completa.

Esteja atento ao ciclo de podas e colheita das plantas que tiver escolhido para compor a sua horta.

Secagem e armazenamento

 Plantas medicinais

As plantas medicinais podem ser usadas secas como temperos ou na preparação de chás.

Para secar folhas, flores e caules espalhe-as sobre papel de jornal ou um pano e deixe à sombra até que se tornem quebradiças. Elas devem secar à sombra, já que a luz direta do sol pode alterar as propriedades medicinais das ervas.

Apenas raízes, cascas e caules podem secar diretamente ao sol. Depois armazene em ambiente arejado e seco.

Controle natural de pragas

Seguir corretamente as orientações descritas fará com que as plantas desenvolvam-se saudáveis e vistosas. Plantas bem nutridas e regadas regularmente são mais resistentes a pragas e insetos. Se ainda sim surgirem, saiba como realizar o controle natural de pragas.

Escolha da plantas medicinais

Existem muitas espécies de plantas medicinais que podem ser facilmente cultivadas mesmo em espaços reduzidos. Além de saudáveis, as plantas medicinais podem também ser utilizadas na decoração ou ao paisagismo dos ambientes. Para escolher espécies que atendam as suas necessidades leia também:

 

 

Espécies de plantas medicinais

Saiba mais sobre as propriedades medicinais.

Espécies de plantas medicinais

 

As plantas medicinais são capazes de prevenir, aliviar sintomas e até mesmo promover a cura de enfermidades. Na antiguidade era a principal opção para o tratamento de doenças. Atualmente, pesquisas científicas já comprovaram muitas propriedades medicinais de várias espécies.

Veja a seguir um mix interessante de espécies de plantas medicinais para compor o paisagismo de sua casa e considere as particularidades de cada espécie antes de plantá-las.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

alecrim

Pode ser usado como tempero e combina muito bem com carnes de porco. Tem efeito estimulante contra o cansaço mental, contra doenças respiratórias e é considerado um antidepressivo natural.

Dicas de cultivo - É uma planta fácil de cultivar. Ainda que pareça estranho, o alecrim gosta de solos pobres em nutrientes e bem drenados. Só regue quando a terra do vaso estiver seca e deixe-o tomar sol o dia todo.

Aneto/Endro (Anethum graveolens)

aneto/endro

Esta herbácea possui um aroma semelhante ao da erva-doce e também pode ser usada na fabricação de pães. Pode temperar carnes de peixe e frango. Tanto suas folhas frescas quanto suas sementes, inteiras ou moídas, são aproveitadas.

O chá feito com suas sementes alivia cólicas, insônia, problemas estomacais e do intestino . As folhas frescas podem ser usadas em compressas para melhorar inflamações.

Dicas de cultivo - O endro é um arbusto baixo, cresce de 20 cm a 1 metro. Em seu ciclo anual produz flores amarelas e frutos pequenos com sementes marrons. Suporta bem as temperaturas baixas, prefere solos arenosos e bem drenados. As regas devem ser diárias, mantendo o solo úmido e nunca encharcado, já que a umidade excessiva em torno de suas raízes pode prejudicar seu desenvolvimento. Ideal plantá-lo entre fevereiro e março. A germinação ocorre entre o décimo quarto e o vigésimo primeiro dia depois do plantio.

Boldo(Peumus boldus)

É bom para o estômago quando macerado em um copo d'água. Funciona contra vômitos, enjoos e tem ação digestiva.

Dicas de cultivo - o boldo não necessita de solos especiais para ser cultivado. Basta regá-lo diariamente no início do cultivo. Suas folhas podem ser colhidas cerca de três meses após o plantio.

Funcho ou erva-doce (Pimpinella anisus)

funcho ou erva-doce

O chá de erva-doce tem sabor suave. É digestivo, calmante e expectorante.

Dicas para o cultivo - A erva-doce gosta de solos bem drenados, não compactados e com boa iluminação, portanto não devem ser plantada sob árvores ou outras plantas mais altas.

Hortelã-pimenta (Mentha piperita)

hortelã-pimenta

A hortelã pode ser utilizada como tempero ou em chás. Atua contra dores de cabeça, alivia os sintomas de doenças respiratórias e pode ser usada como vermífugo natural.

Dicas de cultivo - As hortelãs preferem solos úmidos e com matéria orgânica. Como se multiplicam com facilidade, podem ser utilizadas como cercadura em canteiros.

Na hora de escolher qual erva plantar, avalie quais seriam as ervas medicinais mais importantes para ter em sua casa, por exemplo, se tiver problemas de estômago considere plantar boldo e hortelã. Veja também como usar as plantas medicinais como tempero.


Temperos com plantas medicinais. Tempere com saúde.

Temperos com plantas medicinais

 

Você sabia que muitos temperos conhecidos do nosso dia a dia são considerados plantas medicinais? Ervas como a cebolinha e o coentro, além de deixarem os pratos mais gostosos, também trazem benefícios a nossa saúde. Essas plantas são de fácil cultivo, o que permite a elas que se desenvolvam bem mesmo dentro de casa.

A seguir, você poderá conhecer um pouco mais sobre as propriedades medicinais e de cultivo de um mix interessante de temperos para plantar em sua casa.

Cebolinha verde (Allium fistulosum)

 cebolinha verde

Conhecida como cebolinha é usada como tempero nos mais variados tipos de pratos. Rica em vitaminas A, C, cálcio e fósforo, auxilia na digestão e no sistema imunológico.

Dicas de cultivo - A cebolinha é uma planta perene que deve ser colhida rente à parte branca do talo, perto de suas raízes, para que torne a brotar com facilidade. As regas devem ser diárias, no início da manhã ou no final da tarde. A planta deve ficar protegida do vento e da incidência excessiva de sol e ser adubada a cada seis meses.

Coentro português (Coriandrum sativum)

 coentro

Esta erva pode ser utilizada como tempero na preparação de diversos pratos e também pode ter suas folhas mergulhadas em infusão para aliviar problemas hepáticos, estomacais e de gases.

Dicas de cultivo - Germina entre 7 e 21 dias depois de plantada. As folhas podem ser apanhadas quando as plantas atingirem 10 cm de altura, o que ocorre cerca de um mês depois do plantio. As regas devem ser diárias para que a terra mantenha-se úmida.

Manjericão (Ocimum basilicum)

 manjericão

Usado principalmente como tempero em molhos e ensopados, a folha dessa erva também pode ser utilizada como chá contra o mau hálito e para aliviar desconfortos gastrointestinais.

Dicas de cultivo - Em condições naturais, essa herbácea pode ser considerada perene, podendo ter suas folhas colhidas o ano todo. Para tanto, é preciso regá-las diariamente e prover boa drenagem do solo que deve ser rico em nutrientes. Recomenda-se adubá-las a cada três meses.

Orégano (Origanum vulgare L.)

Usado como tempero, pode ter suas folhas e flores secas usadas também no preparo de chás que estimulam as funções gástricas e biliares, além de provocar ou regular a menstruação.

Dicas de cultivo - É importante que a planta receba doses diárias de água e luz solar. A coleta das folhas é feita no inicio da floração da planta.

Pimenta

 pimenta

Rica em vitamina C é digestiva, cria resistências no organismo e age contra enxaquecas.

Dicas de cultivo - As pimentas preferem solos mais profundos e bem drenados. Se estiverem plantadas em saquinhos, transplante-as quando tiverem cinco folhas ou 10 centímetros. As pimentas poderão ser colhidas cerca de 50 dias após a floração. A poda deve ser feita sempre ao término da produção.

Salsa crespa (Petroselinum crispum)

Usada como tempero deixa os pratos mais saborosos. A salsinha pode ser amassada e aplicada sobre picadas de insetos para amenizar a dor. Isso também vale para a salsa lisa (Petroselinum crispum).

Dicas de cultivo - As duas espécies mais conhecidas são a salsa crespa e a salsa lisa. É uma planta perene de fácil cultivo e brota novamente quando cortada. Mantenha o solo úmido e cuide para que a planta receba pelo menos três horas diárias de luz do sol.

É muito fácil cultivar esses temperos que além de gostosos e saudáveis compõem o paisagismo de sua casa.

 


 

ASSISTA OS VIDEOS SOBRE CULTIVO